Notícias da UFRPE

Subscribe to Notícias da UFRPE feed
Updated: 1 hour 52 sec ago

Lançada versão revisada e atualizada do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE

Wed, 20/06/2018 - 11:35
Postado em qua, 20/06/2018 - 11:35

A UFRPE acaba de publicar a versão revisada do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2020. Após um processo amplo, democrático e participativo, a Instituição passa a contar com um documento complexo, atualizado e que traduz a identidade institucional, as estratégias e diretrizes para um futuro promissor.  

Integram o PDI, entre outros documentos, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Em suas páginas, apresentam-se um quadro do funcionamento atual da Instituição e o plano estratégico a ser seguido, em suas diversas instâncias, servindo de orientação para as ações em ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

A metodologia de trabalho para a construção desse documento envolveu diversos atores e etapas, tendo início em 2016, quando a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) elaborou o Projeto de Revisão e Atualização do PDI 2013-2020, atendendo sugestões também da Câmara de Planejamento e Orçamento (CPO), ligada ao Conselho Universitário da UFRPE.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU), por meio da Resolução nº 019/2016, e foi formada a Comissão Executiva, presidida pela reitora da UFRPE e constituída por servidores de diversos setores estratégicos da Universidade. A segunda etapa consistiu na mobilização da comunidade acadêmica, com visitas realizadas no Campus Dois Irmãos e em todas as Unidades Acadêmicas – UEADTec, UACSA, UAG e UAST – além do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).

A terceira etapa correspondeu à formação de seis subcomissões temáticas de trabalho, reunindo servidores e discentes das mais diversas áreas da Instituição, com representantes escolhidos pela comunidade. A quarta e última etapa envolveu o processo de revisão final, com formação de subcomissão específica para esse fim, disponibilização do documento para consulta pública e aprovação pelo Conselho Universitário.

Para os colaboradores de todo o processo, o PDI constituiu oportunidade para que a comunidade universitária refletisse e avaliasse os objetivos, políticas e estratégias institucionais propostos, direcionando ações e possibilitando medidas para o aperfeiçoamento da Universidade, com vistas à melhoria da qualidade da educação ofertada pela Instituição.

Acesse o documento abaixo.

Documento:  PDI UFRPE 2013-2020 versão revisada e atualizada.pdf

Produção científica e documental da UFRPE disponível no novo Repositório Institucional

Wed, 20/06/2018 - 11:34
Postado em qua, 20/06/2018 - 11:34

A comunidade acadêmica conta com nova ferramenta para acesso digital à produção intelectual da UFRPE. O Repositório Institucional UFRPE (RI-UFRPE) é uma base de dados online que objetiva reunir, de forma organizada e acessível, a produção científica e documental da UFRPE, com o intuito de torná-la acessível aos pesquisadores e ao grande público nacional e internacional. A plataforma pode ser acessada neste endereço: www.repository.ufrpe.br /.

Serão armazenados, no RI, acervos documentais de diversas áreas do conhecimento, além de coleções especiais relacionadas à temática da memória institucional.

A Coordenação de Informações Digitais do SIB-UFRPE é responsável pela gestão do Repositório e Portal de Periódicos da UFRPE, ambos os projetos liderados pela bibliotecária Vania Ferreira, com o apoio de bibliotecários do SIB, docentes, NTI e colaboradores de outras instituições.

Histórico

Em dezembro de 2012, a Universidade Federal Rural de Pernambuco recebeu do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) kits para a criação do Portal de Periódicos e do Repositório Institucional. O Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI/UFRPE) foi responsável pela instalação do software no servidor e por realizar as configurações do DSPACE – software de criação e gerenciamento do Repositório, além de acompanhar todos os processos de implantação e manutenção do Portal de Periódicos da UFRPE e do Repositório Institucional, com sob a coordenação de Fred Medeiros.

Em agosto de 2013, a professora Jacqueline Cunha, do Departamento de Ciência da Informação da UFRN, foi convidada para auxiliar na implantação do DSPACE e ministrar treinamento sobre as ferramentas de acesso livre DSPACE E OJS para a criação do Portal e do Repositório. O treinamento contou com a participação de bibliotecários e professores da UFRPE, além de convidados da UPE e da UFPE. Em 2014, foi realizado curso sobre digitalização de documentos com a professora Vildeane Borba, do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, com participação da bibliotecária Vania Ferreira, gestora do Portal e do Repositório da UFRPE.

Em 2016, inseriu-se, no processo, o Núcleo do Conhecimento Prof. João Baptista, que tem colaborado significativamente nos processos de: identificação das imagens do acervo memorial da Instituição; criação de textos para inserção dos metadados no Repositório; coleta de relatos de pessoas da época, através da metodologia dos rastros; limpeza e organização física da Coleção Fotográfica do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973). No mesmo ano, foi submetido à da Direção do SIB, o projeto piloto do Repositório Institucional, que previa a primeira coleção da Memória, tendo sido iniciada a inserção o acervo fotográfico do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973), com metadados coletados através das entrevistas e pesquisa documental da bibliotecária Conceição Martins.

Em janeiro de 2017, foi iniciado o projeto da Coleção Cadernos Ômega, que objetiva a preservação e difusão desse periódico, editado por docentes e pesquisadores da UFRPE, de relevância acadêmica para as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, proporcionando acesso integral dos volumes disponíveis do período de 1977 a 1991. Essa coleção foi organizada com o apoio do Laboratório de Tecnologia para o Conhecimento (Liber), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da UFPE, com a importante contribuição dos professores Marcos Galindo e Vildeane Borba, que acompanhou e treinou a equipe do Repositório da UFRPE, e do colaborador Evaldo Rosa de Souza. Foram digitalizadas e tratadas cerca de três mil páginas dos Cadernos em formato PDF e com detecção OCR. O Projeto da Coleção Cadernos Ômega conta ainda com a grande contribuição das bibliotecárias Catarina Macedo e Suely Manzi, que são responsáveis pela indexação da coleção, além da participação da bibliotecária Catarina Macedo na inserção dos metadados da coleção.

Neste ano, será iniciado o projeto para depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE no Repositório, contando com a participação dos bibliotecários do SIB-UFRPE Vania Ferreira, Bruno Bispo, Jaciara Félix e Denise Souza e a colaboração do professor Anderson Alencar, da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE).

Atualmente, o Repositório Institucional da UFRPE disponibiliza 278 artigos da Coleção Cadernos Ômega e parte do acervo fotográfico do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais:

infodigitalsibufrpe@gmail.com

81 3320 6186

www.sib.ufrpe.br

www.repository.ufrpe.br

www.journals.ufrpe.br

DCD inicia Planejamento Estratégico

Wed, 20/06/2018 - 10:47
Postado em qua, 20/06/2018 - 10:47

O Departamento de Ciências Domésticas realizou no dia 15/06/2018, o primeiro Encontro para Elaboração do seu Planejamento Estratégico com a participação da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Setorial Manoel Correia de Andrade/UFRPE com a participação de representantes de todos os segmentos do Departamento: docentes, técnicas/o administrativos, discentes dos Cursos de Bacharelado em Economia Doméstica e Ciências do Consumo e representantes do Diretório Acadêmico.

Workshop de Economia tem início com debate sobre agências de desenvolvimento

Wed, 20/06/2018 - 10:04
Postado em qua, 20/06/2018 - 10:04

   

O II Workshop de Economia teve início na noite de ontem,  18 de junho de 2018. Participaram da mesa de abertura o Prof. Marcelo Carneiro Leão (Vice Reitor), as professoras  Poema Isis (Diretora do DECON) e Eliane Pereira de Abreu (Coordenadora do Curso de Economia) e o discente João Carlos (Presidente do Diretório Acadêmico).

 Usando a palavra, o Prof.  Marcelo Carneiro Leão agradeceu pelo convite e pela oportunidade de discussão sobre o "Brasil: Desafios e Perspectivas em Tempos de Incertezas”, no que foi seguido pelas  professoras Poema Ísis e Eliane Abreu que também apresentaram  as boas vindas aos participantes ressaltando a importância do evento na formação dos discentes. O discente João Carlos deu as boas vindas e convidou os colegas  a participarem da programação completa.

Na seqüência  aconteceu a  mesa redonda sobre “Atuação dos Órgãos que apoiam  o Desenvolvimento de Pernambuco”, formada pelos representantes do BNDES,  Srª Adriane Carine Silveira, e da ADDIPER,  Sr. José André de Lima Freitas da Silva, mediados pelo Prof. Guerino Edécio Filho (DECON-UFRPE).

Após a apresentação das contribuições institucionais para o desenvolvimento de Pernambuco por cada um dos palestrantes, o mediador fez várias inferências,  com críticas e sugestões, fomentando a discussão. Com o objetivo de estreitar os laços entre a academia e as agências de desenvolvimento foi suscitada a perspectiva de abertura de um edital pela ADDIPER junto à FACEPE para incentivar o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento pelas Universidades.  O representante do BNDES destacou a disponibilidade de  financiamentos a fundo perdido pela Agência para apoio a projetos de inovação e desenvolvimento pelas organizações sociais. Em seguida foi liberado o debate com a apresentação de perguntas pelo  público, formado por discentes e professores, o que enriqueceu  a discussão.

Ao final a Professora Isabel Oliveira agradeceu a presença de todos, citando  o apoio recebido da administração superior da UFRPE,  dos convidados externos,   professores (contribuições pessoal e material) e discentes do DECON, em especial o presidente do DA, Victor Lima e os monitores que atuaram no apoio desde a organização.

Lembrando que o II Worshop de Economia continua hoje, 19 de Junho,  com os minicursos Indicadores de Gestão Pública; Introdução ao uso do AVA e Análise quantitativa de Surveys (Sondagens);  e as palestras sobre Câmbio real, inovação e crescimento econômico: evidências empíricas; e Cenário atual do setor comercial.  

Resultado preliminar seleção para estagiários na UFRPE - Edital n. 01/2018-PROGEPE

Tue, 19/06/2018 - 16:39
Postado em ter, 19/06/2018 - 16:39

Foi divulgado o resultado preliminar da seleção para estagiários na UFRPE - Edital n. 01/2018-PROGEPE, com a finalidade de preencher vagas em diversas áreas.  

Conforme consta no arquivo anexo, alguns estudantes passar por mais uma etapa - entrevista - que será realizada nesta quinta-feira (21/06).

Acesse o resultado no anexo abaixo. 

Documento: 

 Resultado Preliminar Seleção Estagiários Edital 001_2018.pdf

Divulgado resultado preliminar da seleção para estagiários da UFRPE

Tue, 19/06/2018 - 16:37
Postado em ter, 19/06/2018 - 16:37

Foi divulgado o resultado preliminar da seleção para estagiários na UFRPE - Edital n. 01/2018-PROGEPE, com a finalidade de preencher vagas em diversas áreas.  

Conforme consta no arquivo anexo, alguns estudantes passar por mais uma etapa - entrevista - que será realizada nesta quinta-feira (21/06).

Acesse o resultado no anexo abaixo. 

Documento:  Resultado Preliminar Seleção Estagiários Edital 001_2018.pdf

DM realiza capacitação para professores sobre temas olímpicos

Mon, 18/06/2018 - 17:55
Postado em seg, 18/06/2018 - 17:55

A Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT), enquanto atividade de extensão do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, vem realizando o curso de capacitação para professores das escolas de todo o estado com o objetivo de prepará-los para trabalhar com problemas de olimpíadas, trazendo um pouco do viés olímpico para a sala de aula, estimulando e instruindo seus alunos a participarem da OPEMAT e de outras olimpíadas de matemática.

Nos dois últimos sábados (09/06 e 16/06) foram realizadas, respectivamente, as oficinas sobre os temas Técnicas de Resolução de Problemas e Geometria Euclidiana Plana e, ainda este ano, ocorrerão mais três oficinas abordando os seguintes temas: Combinatória (21/07), Aritmética (18/08) e Desigualdade e Funções (22/09).

Edital Escaninhos de Medicina Veterinária 2018.1

Mon, 18/06/2018 - 15:38
Postado em seg, 18/06/2018 - 15:38

Acesse os documentos abaixo.

Anexo:  Edital 2018.1 escaninhos Medicina Veterinária.docx Ficha de inscrição ao sorteio do escaninho.docx

Solenidade marca realização da Colação de Grau da UAST/UFRPE

Sat, 16/06/2018 - 10:46
Postado em sab, 16/06/2018 - 10:46

Noite de festa no Sertão do Pajeú, nesta última quinta-feira (14/06), com a realização da Colação de Grau Unificada 2017.2 da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), campus sertanejo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Estudantes dos diversos cursos da Unidade receberam o tão esperado diploma, em solenidade realizada na quadra esportiva da própria UAST. A cerimônia contou com presença da comunidade universitária, gestores da Instituição, autoridades locais, convidados e familiares dos mais novos profissionais de nível superior do estado de Pernambuco.

Ao todo, formandos dos 9 cursos de graduação receberam o grau do ensino superior: os bacharelados em Administração, Agronomia, Biologia, Economia, Engenharia de Pesca, Sistemas da Informação, Zootecnia; além das licenciaturas em Letras e Química.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, que presidiu a solenidade, destacou a importância da expansão das universidades federais para o interior, processo iniciado em 2003 e do qual a UAST é umas das unidades mais bem-sucedidas. “Com a presença das universidades para as cidades do interior, muitos jovens puderam ter a oportunidade de dar seguimento aos seus estudos, realizar seus sonhos e colocar seu talento à serviço da sociedade”, enfatizou.

A reitora destacou o grande número entre os concluintes 2017.2 da UAST que já estão ocupando vagas nas suas respectivas áreas, em empresas e em cursos de pós-graduação dentro e fora do país.

Para a Diretora Geral e Acadêmica, professora Katya Oliveira, a solenidade de conclusão dos cursos é um dos ápices da vida acadêmica a cada ano. “A Colação de Grau é um momento muito importante para nós aqui na UAST. Estamos no semiárido, atendendo alunos não só de Serra Talhada, mas de diversos municípios da região. Muitos desses estudantes são os primeiros de suas famílias a receber um diploma universitário, o que representa muitas vezes uma grande transformação na estrutura familiar. Sinto que estamos cumprindo a nossa missão, que é trazer desenvolvimento para o sertão pernambucano, por meio da educação”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria do Socorro de Lima Oliveira, o pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão, Severino Mendes Júnior, o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, o vereador e servidor da UAST, Francisco Pinheiro, além de professores, técnicos-administrativos, estudantes, servidores das empresas prestadoras de serviço e demais convidados.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da solenidade.

Colação de Grau Unificada 2017.2 acontece no dia 25 de junho

Fri, 15/06/2018 - 16:24
Postado em sex, 15/06/2018 - 16:24

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informa à comunidade universitária que realizará no dia 25 de junho, às 17h, no Teatro Guararapes no Centro de Convenções, em Olinda, a Colação de Grau Unificada dos Cursos de Graduação – modalidades: presencial e a distância e do Curso de Tecnólogo, referente ao semestre 2017.2.

A Universidade esclarece que professores e servidores homenageados pelos formandos, poderão estar classificados em mais de uma categoria, como: diretor(a), coordenador(a) de curso de graduação, paraninfo(a) e/ou patrono/nesse. A Instituição pede a colaboração dos docentes e servidores para que se apresentem à equipe do Cerimonial, informando quais são as suas respectivas categorias. As cartas de congratulações dos homenageados, emitidas pela ACEP, já foram encaminhadas aos departamentos de lotação dos homenageados, a partir do dia 10 de maio.

Aos formandos, a UFRPE esclarece que deverão estar presentes no Teatro Guararapes até às 16h no dia da solenidade. Orador, juramentistas e laureados também deverão se apresentar à equipe da Assessoria de Cerimonial da UFRPE, uma hora antes do início da Solenidade.

Seguem abaixo, as relações dos homenageados por cursos, ordem alfabética, além das representações de categorias sorteadas em reunião com os formandos.

Mais informações: 3320.6598.

Documento:  Relação dos Homenageados por Curso - Colação de Grau Unificada 2017.2.pdf Relação dos Homenageados por Ordem Alfabética - Colação de Grau Unificada 2017.2.pdf Representações de categorias.pdf

II Workshop de Economia movimenta UFRPE

Fri, 15/06/2018 - 16:04
Postado em sex, 15/06/2018 - 16:04

A coordenação do curso do Bacharelado em Ciências Econômicas, em parceria com o Departamento de Economia, convida a comunidade acadêmica da UFRPE e a sociedade em geral para participarem do II Workshop de Economia, de 18 a 21 de junho de 2018, no Anfiteatro do Cegoe.

Neste ano, o evento tem como tema: Brasil: desafios e perspectivas em tempos de incertezas, com o objetivo de contribuir para a formação de um profissional capaz de enfrentar as transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas na sociedade brasileira e percebidas no conjunto das funções econômicas mundiais.

A programação contará com mesas-redondas, palestras e socialização de pesquisas produzidas por discentes e egressos. Na ocasião, também serão ofertados minicursos para garantir aos docentes, discentes e egressos conteúdos que vão além do que é ofertado no currículo mínimo do curso, garantindo uma formação que compreenda as questões científicas e técnicas relacionadas com a economia.

As inscrições devem ser feitas a partir do seguinte link: https://daclaudiaconceicao.wixsite.com/iiworkshopdeeconomia

Acesse a programação do evento e dos minicursos no anexo abaixo.

Documento:  Minicursos - II Workshop de Economia.jpg Programação II Workshop de Economia.jpg

PREG realiza apresentação sobre a Caderneta Eletrônica

Fri, 15/06/2018 - 15:49
Postado em sex, 15/06/2018 - 15:49

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação divulga mais uma oportunidade para aos professores conhecerem e tirarem dúvidas acerca do uso da caderneta eletrônica. As apresentações ocorreram nos dias 20 de junho às 15 horas e 21 de junho às 09 horas no auditório da biblioteca setorial professor Manuel Correia de Andrade, no campus sede, em Recife.

As inscrições deverão ser feitas no link: http://www.nti.ufrpe.br/cadastro-evento

A PREG reitera que os professores deverão refazer as inscrições para as apresentações da caderneta prevista para os dia 28 e 29 de maio cancelada devido a greve dos caminhoneiros.

Maiores informações: 3320-6043 ou cpe.preg@ufrpe.br

Comissão Preparatória da Estatuinte define proposta de Plano de Trabalho

Fri, 15/06/2018 - 15:40
Postado em sex, 15/06/2018 - 15:40

A Comissão Preparatória da Estatuinte UFRPE realizou, na última quinta-feira, sua terceira Reunião Ordinária para definição da proposta de Plano de Trabalho. É de competência dessa Comissão dar início ao processo da Estatuinte, realizando atividades de sensibilização da comunidade.

Departamento de Ciências Domésticas inicia processo de Planejamento Estratégico

Fri, 15/06/2018 - 15:37
Postado em sex, 15/06/2018 - 15:37

O Departamento de Ciências Domésticas realizou no dia 15/06/2018, o primeiro Encontro para Elaboração do seu Planejamento Estratégico com a participação da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Setorial Manoel Correia de Andrade/UFRPE com a participação de representantes de todos os segmentos do Departamento: docentes, técnicas/o administrativos, discentes dos Cursos de Bacharelado em Economia Doméstica e Ciências do Consumo e representantes do Diretório Acadêmico.

Deciso lança edital de monitoria

Fri, 15/06/2018 - 15:23
Postado em sex, 15/06/2018 - 15:23

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - DECISO

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES 2018.1

O Departamento de Ciências Sociais da UFRPE, no uso de suas responsabilidades institucionais, torna pública a seleção e condições de participação, no processo seletivo para ingresso de estudantes do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, como bolsistas no Programa de Monitoria deste Departamento. O Programa de Monitoria do DECISO, seguindo as orientações da UFRPE para este fim, assume os seguintes objetivos: Despertar, nos estudantes de Ciências Sociais que apresentem rendimento escolar satisfatório, o gosto pela carreira docente, primordialmente pelo ensino, mas em igual sentido, pela pesquisa e extensão universitárias; estimular a cooperação entre corpo docente e discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; e Estimular o desenvolvimento de habilidades que favoreçam os estudantes na iniciação à docência.

  1. Das vagas: E objeto do presente edital, duas das oito vagas de monitoria às quais o DECISO tem disponíveis, assim delimitadas: Introdução à Antropologia e Pensamento Social Brasileiro.
  2. Dos benefícios: O estudante bolsista de monitoria fará jus ao certificado de participação no Programa de Monitoria, aprimorando o seu Currículo Lattes; terá o acompanhamento do professor da disciplina onde é monitor; receberá mensalmente a quantia de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) durante o período em que estiver vinculado ao Programa.
  3. Dos Pré requisitos e exigências: Estar regularmente matriculado no curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFRPE; Apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 6,0 (seis); Ter disponibilidade para- dedicar 12 (doze) horas semanais às atividades da monitoria; Ter cursado e aprovado na disciplina em que se candidata para exercer a monitoria.
  4. Dos deveres e responsabilidades: Participar e colaborar com o professor ou professora da disciplina na elaboração do Plano de Ensino e dos Planos de aulas; Participar de parte das aulas da disciplina; Acompanhar alunos e alunas matriculados na disciplina facilitando estudos e aprendizagens; Articular os conteúdos da disciplina com projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no DECISO; Participar de atividades acadêmicas realizadas pelo DECISO e Curso de Bacharelado em Ciências Sociais; Preencher os relatórios mensais e final de monitoria.
  5. Da inscrição: Preenchimento do Formulário de Inscrição, Cópia de comprovante de matrícula no Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFRPE; Cópia do Histórico Escolar atualizado; Cópia de Identidade e CPE Toda a documentação necessariamente deverá ser entregue no ato de inscrição. As inscrições serão realizadas na Secretaria do DECISO, das 08h às 13h, ou no Apoio Didático, das 15h às 20h, no período estabelecido no cronograma deste edital.
  6. Do processo seletivo: A seleção será realizada pelo professor ou professora da disciplina, em colaboração com a Comissão de Ensino do DECISO. Como critérios de pontuação para a seleção, serão consideradas: a nota do Coeficiente de rendimento escolar do/a candidato/a; a nota que o/a candidato/a conseguiu na disciplina onde se candidata a monitor/a; a nota da prova especificamente realizada para a seleção de monitor, que versa sobre conteúdos da ementa da disciplina. Somadas as três notas e dividido por três, os classificados considerados aprovados serão aqueles que adquirirem notas igual ou maior que 7,0 (sete). A classificação será apresentada em ordem decrescente, sendo o/a primeiro/a colocado/a convocado a assumir a monitoria. Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será a nota do coeficiente de rendimento escolar do candidato, o segundo será a nota da prova realizada especificamente para a presente seleção, o terceiro será a nota alcançada pelo candidato na disciplina em que está se candidatando para monitoria.
  7. Do cronograma: O processo seletivo acontecerá no período de 15 de junho a 29 de junho de 2018, obedecendo o seguinte calendário:

Atividade

Data/Período

Divulgação do Edital de Seleção da Monitoria

15/06/2018

Período de Inscrições

18/06/2018 a 22/06/2018

Realização das Provas

26/06/2018

Divulgação dos Resultados

29/06/2018

  1. Da duração da Bolsa: A bolsa de monitoria terá duração de até um ano, contados a partir da assinatura do termo de compromisso, podendo ser prorrogada por mais um ano mediante solicitação do Professor(a) Orientador(a) e da aprovação deste pedido pelo CTA/DECISO, nos temos dos Art. 19 e 20 da Resolução 262/2001.

As dúvidas ou omissões deste edital serão dirimidas pela Comissão de Ensino do

DECISO.

Carlos Antonio Alves Pontes Diretor do DECISO

Carlos Antonio Alves Pontes

Diretor                                  Deciso

SIAPE • 1508434

UFRPE convida pessoas a participarem do Programa Segundo Tempo Paradesporto

Fri, 15/06/2018 - 11:21
Postado em sex, 15/06/2018 - 11:21

O Programa Segundo Tempo Paradesporto é uma iniciativa do Ministério do Esporte destinada a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Serão atendidos, prioritariamente, aqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e que tenham deficiência intelectual e/ou visual, preferencialmente, matriculadas regularmente na rede pública de ensino.

Pós-Graduação em Ciências do Consumo realiza evento sobre identidade nega e qualidade de vida para idosos

Fri, 15/06/2018 - 10:40
Postado em sex, 15/06/2018 - 10:40

O Multifaces do Consumo (Núcleo de Eventos do PGCDS - UFRPE) está organizando seu primeiro evento: Reflexões sobre a identidade negra e qualidade de vida para idosos/as, que será realizado dia 28/06/2018, a partir das 13:30hs, no Auditório da Biblioteca Setorial Manuel Correa de Andrade - Sede-UFRPE. (Biblioteca Nova).

Na ocasião, haverá exposição de dois painéis que estão relacionados com as discussões do consumo. Além disso, contaremos com uma Oficina de Fanzine, gerada a partir dos debates que faremos. As vagas serão limitadas e haverá a entrega de certificado de participação de 4hs complementares para quem participar de todas as atividades.

Painel 1: A identidade negra e o consumo de cosméticos afro

Painel 2: As vozes de idosos/as sobre qualidade de vida e consumo 

Link para inscrição: https://doity.com.br/multifaces-do-consumo/inscricao

 

UFRPE divulga comunicado sobre funcionamento durante jogos do Brasil na Copa do Mundo 2018

Thu, 14/06/2018 - 18:12
Postado em qui, 14/06/2018 - 18:12

Considerando que a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) passa por processo de regularização de seu Calendário Acadêmico, atualmente em desajuste com o ano corrente em virtude de greves, ocupações e da recente paralisação dos caminhoneiros, a Administração Superior comunica que não haverá suspensão nas atividades da Instituição nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.

Além da regularização do Calendário Acadêmico, a medida busca atender às exigências do Artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases, Nº 9.394, de 1996, que versa sobre o mínimo de dias de trabalho acadêmico para o ano letivo das Instituições de Ensino Superior (200 dias letivos por ano, sendo 100 por semestre).

Uma eventual suspensão das atividades acadêmicas nos dias de jogos do Brasil ocasionaria alterações em todo o Calendário 2018, no primeiro e no segundo semestres, além de provocar atraso para o ínicio das aulas do ano letivo 2019, atualmente previsto para março.

A medida também leva em conta a Portaria Nº 143, de 1º de junho de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que estabelece o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2018.

Em seu artigo 2ª, a Portaria supracitada ressalta que "caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento dos órgãos ou entidades, bem como a integral preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais".

Abertas inscrições para VII Semana de Letras da UFRPE

Thu, 14/06/2018 - 16:22
Postado em qui, 14/06/2018 - 16:22

A Semana de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) chega à sua sétima edição com o tema "Língua, Literatura e Cultura em Tempos de (não)Poder". O eventos será realizado no campus Dois Irmãos da UFRPE, no período de 2 a 6 de julho.

A inscrição para ouvintes está aberta até o dia 30 de junho, através do link: https://goo.gl/qjE8x2

O evento tem a finalidade de aproximar profissionais e estudiosos da área de Linguística, Cultura, Letras e Educação, assim como outras áreas afins, para promover e desenvolver estudos teóricos, práticos e pedagógicos voltados para as questões sociais e culturais existentes e latentes no ambiente e na prática pedagógica.

Os organizadores buscam promover uma abordagem reflexiva para a educação, no intuito de promover uma formação diversa e efetiva para o respeito à diversidade de crenças, pensamentos e que contribua para a cidadania.

A programação da VII Semana de Letras da UFRPE pode ser visualizada neste link: https://goo.gl/Xe9MSD

A data para submissão de trabalhos será divulgada em breve.
 

Seminário de Tropicologia discute o seminárido brasileiro, na Fundaj

Thu, 14/06/2018 - 15:12
Postado em qui, 14/06/2018 - 15:12

A Fundação Joaquim Nabuco realiza no dia 19 de junho, às 10h, na sala Gilberto Freyre, em Casa Forte, a 410ª sessão do Seminário de Tropicologia, com o tema “A Complexidade das Condições Climáticas do Trópico Semiárido Brasileiro”, com a palestra do Professor Lucivânio Jatobá. O objetivo central do encontro é examinar a complexidade da circulação atmosférica que atua sobre o Nordeste Brasileiro e seus efeitos climáticos. Será realizada uma análise dialética da climatologia nordestina.

De acordo com o professor, o tema abordado busca relacionar dois aspectos importantes. O primeiro é o Trópico Semiárido Brasileiro, uma ampla área do território nordestino e do Norte do Sudeste e, por fim, a análise das condições climáticas do Semiárido Brasileiro que, aliás, tradicionalmente foram, sobre óticas diferentes, examinadas em outras edições do Seminários de Tropicologia. “Quero mostrar também a notável contribuição científica fornecida por dois importantes seminarista: Doutor Gilberto Osório (falecido) e Doutora Rachel Caldas Lins”, afirmou.

Lucivânio é doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 2017. Atualmente, é colaborador do Programa de Pós-graduação das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Atua também como professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, na qual leciona desde o ano de 1977, no Departamento de Ciências Geográficas. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

 

 

Pages